Se você gosta de curtir a natureza, a Blue Cave e a Green Cave são duas beldades da Croácia que devem estar em seu roteiro pelo país.
Para quem estiver hospedado em Split, Zadar ou Hvar vai ser mais fácil e (barato) de chegar até essas ilhas. Mas, se estiver em outras cidades, certamente vai encontrar opções de excursões.
Blue Cave na Croácia
Situada na ilha de Biševo, a Blue Cave está no centro arquipélago da região da Dalmácia. Essa gruta é um dos pontos de beleza natural mais conhecido do mar Adriático (parte do mar Mediterrâneo).
Todo esse glamour é resultado do mágico tom azul brilhante da água na caverna.
Esse fenômeno acontece quando a luz do sol invade o interior da gruta por meio de um pequeno espaço no teto. Essa luminosidade é refletida pela areia branca na água, deixando-a com um tom espetacular de azul.
O charme de visitar a Blue Cave começa quando todos no pequeno barco que acessa o local são convidados a abaixarem a cabeça (caso não queiram ficar sem ela!) para passar na pequena entrada de 1,5 metros de altura e cerca de 2,5 metros de largura.
O motivo é que a entrada natural da caverna está abaixo do nível do mar. Antigamente só era possível acessar a Blue Cave mergulhando. Em 1884, foi construída então uma entrada artificial grande o suficiente para passar apenas pequenas embarcações.
O melhor horário para visitar a caverna azul e conseguir ver esse fenômeno natural na Croácia é na parte da manhã, entre 9h e 12h.
Se você for contratar uma agência, fique atento se o tíquete da Blue Cave está incluso no valor. Caso contrário, será preciso desembolsar mais 50 kunas (em média).
Leia também:
Green Cave na Croácia
A Green Cave está situada na pequena ilha de Ravnik. Ela tem duas entradas naturais, maiores do que a Blue Cave o que já permite a passagem de lanchas e barcos.
Ao entrar na caverna você também vai se deparar com o fenômeno da cor da água. Mas nesse caso a beleza tem um tom de verde.
As responsáveis por colorirem a água na Green Cave são as algas verdes que encontraram sua casa no teto da gruta.
O grande destaque da Green Cave é, sem dúvidas, uma abertura estreita no teto que permite a entrada de um feixe de luz na caverna. Diz a lenda que quem mergulhar sob esse feixe de luz viverá cem anos.
Mito ou verdade, não custa nada fazer o ritual e curtir a experiência da Green Cave.
Como chegar a Blue Cave e Green Cave na Croácia?
A forma mais prática de conhecer essas duas belezas naturais na Croácia é por meio de uma agência de passeios turísticos.
A maioria dos pacotes para a Blue Cave já incluem a passagem também pela Green Cave. E ainda outras ilhas que estão no caminho. O preço varia de agência para agência, embora seja difícil achar algo com um valor muito mais baixo.
A Sugaman Tours é uma das agências que fazem o trajeto. Ela fica dentro do Palácio de Diocleciano, em Split. Mas dá para encontrar informações sobre tours e fazer a reserva online, se você preferir.
O valor do passeio é de 90 euros (cerca de 320 reais) em baixa temporada. Durante o verão europeu esse preço sobe para 116 euros (423 reais) e 58 euros (211 reais) crianças entre 3 e 8 anos.
Se você estiver em outra cidade, como Zadar ou Hvar, é só procurar uma agência. Todas oferecem o tour da Blue Cave.
Se você é o tipo de viajante que prefere fazer os passeios sem contratar nenhum serviço, é possível. Mas vai ser bem trabalhoso.
Para quem está em Split uma opção é pegar a balsa oficial da Croácia, a Jadrolinija até Vis (ilha habitada mais próxima). E de lá pegar outro barco que leve até a Blue Cave ou Green Cave.
O custo da passagem de Split até Vis é de 54 kunas, dependendo da época do ano.
Considere dormir em Vis, pois o horário dos barcos que fazem o trajeto é limitado, dificilmente você vai conseguir ir e voltar no mesmo dia.
Se você quiser ainda alugar barcos para fazer tours privados também é uma opção e diversas agências oferecem essa possibilidade.
Dicas e considerações
- Marque o tour para a Blue Cave logo nos primeiros dias que você chegar na Croácia. O motivo é que a caverna fecha com frequência dependendo das condições do vento. Por isso é comum que a data precise ser alterada.
- Não é permitido nadar na Blue Cave, já na Green Cave sim. Mas muitos guias não aconselham. Se você quiser curtir essa experiência converse e combine antes com o seu guia.
- Prepare-se para o alto mar. A Blue Cave está longe de Split, cerca de 1h 30min.
- Use roupas confortáveis e tenha em mente que você pode pegar algumas ondinhas pelo caminho.
- A parte ruim do passeio da Blue Cave é que a parada dentro da caverna é bem curta, cerca de 10 minutos ou menos.
- O passeio é lindo, mas se você não está querendo gastar muito talvez não seja o melhor tour pra escolher. Como falei acima, a parada na Blue Cave é bem curta e você pode sair decepcionado.
E aí, o que achou desses dois fenômenos naturais da Croácia? Compartilhe nos comentários.
Até a próxima! ✈