Bicicletas, tulipas, moinhos de vento. É inevitável pensar na Holanda e não lembrar desses símbolos, não é? O país é um dos preferidos pelos viajantes, especialmente por sua capital agitada e jovem. Contudo, mesmo Amsterdam sendo linda, a Holanda tem outros pontos turísticos fascinantes.
Demorei para conhecer esse país mesmo estando tão perto. Entretanto, hoje percebo que foi melhor assim porque das outras vezes que pensei em ir à Holanda sempre me limitava a Amsterdam. Por isso, fico feliz que, por fim, acabei decidindo passar mais tempo no país das tulipas.
Logo abaixo, separei dez pontos turísticos na Holanda que eu considero imperdíveis. Certamente você não vai se arrepender de estender sua viagem pelo país. Espero que goste!
Pontos turísticos na Holanda
1) Kinderdijk
Um dos principais cartões postais e pontos turísticos da Holanda é, sem dúvida, os moinhos de vento. Sendo que os de Kinderdijk são provavelmente os mais conhecidos no mundo. Além disso, eles são considerados patrimônio mundial pela UNESCO.
Ao total são 19 moinhos ao longo do rio, construídos por volta de 1740, como parte do gerenciamento de água, principalmente para evitar inundações na região.
É possível caminhar por toda extensão em que estão os moinhos, alugar uma bicicleta para facilitar a visita ou ainda fazer um passeio de barco e ter uma visão diferente.
Como chegar
- De Amsterdam: uma opção é pegar um trem até Rotterdam e depois um waterbus que sai do centro da cidade.
- De carro: os moinhos ficam a 103 km da capital, cerca de 1h15 sem trânsito. Existem diversos estacionamentos em volta.
2) Cube houses
As famosas casas amarelas em formato de cubos são um dos principais pontos turísticos da cidade de Roterdã, localizada no sul do país. O projeto é do arquiteto holandês Piet Blom.
Uma das casas funciona como museu, com isso é possível matar a curiosidade e visitá-la por dentro. Mas já aviso que não é super interessante.
Além das cube houses, se você estiver em Roterdã, pode aproveitar para visitar outros dois pontos turísticos, o Mercado Municipal e a ponte branca (Erasmusbrug) que liga o norte e o sul da cidade.
Come chegar
- De Amsterdam: a cidade é facilmente acessível de trem, apenas 58 minutos de viagem.
- De carro: Rotterdam fica a cerca de 80 km da capital, você vai gastar em torno de 1h de carro.
3) Os canais de Delf
Se os canais de Amsterdam te encantam, então você vai adorar caminhar pelo centro da cidade charmosa de Delf, no sul da Holanda. Um dos pontos que eu mais achei charmoso foi perto da Old Church.
Você também pode aproveitar para tomar um café e fazer uma pausa durante o dia em um dos diversos cafés na praça central da cidade. Além disso, pode visitar outro ponto turístico, o “portão da cidade” chamado Oostpoort em holandês.
Como chegar
- De Amsterdam: é possível ir de trem, em torno de 1h.
- De carro: Delf fica a cerca de 70 km de Amsterdam ou 50 minutos.
4) Castelo De Haar (Kasteel de Haar)
Eu amo castelos! E o De Haar é simplesmente lindo, sem dúvidas um dos pontos turísticos na Holanda que eu mais gostei de visitar. Ele fica em Haarzuilens, na cidade de Utrecht.
Sua construção neogótica e seu jardim o tornam realmente encantador. Aliás, ele é muito bem conservado por dentro. Além disso, o castelo De Haar é o maior da Holanda e costumava hospedar personalidades no passado, como Coco Chanel e Roger Moore.
Valor de entrada: 18 € por adulto / estacionamento 6 €
Como chegar
- De Amsterdam: uma opção é pegar um trem até a estação central de Utrecht e depois um ônibus.
- De carro: é o jeito mais prático, cerca de 40 minutos da capital.
5) Giethoorn, a Veneza holandesa
Uma vila tipicamente holandesa, charmosa e encantadora. Giethoorn é conhecida como a Veneza holandesa porque no centro da vila o meio de transporte mais comum é o barco, não sendo possível passar carros.
Consequentemente, a vila se tornou um verdadeiro ponto turístico na Holanda. Mas, além disso, o estilo de suas casas, com telhados de palha e suas pontes de madeira a tornam uma parada verdadeiramente imperdível para quem quer conhecer o país além de Amsterdam.
Como chegar
- De Amsterdam: infelizmente, Giethoorn não é facilmente acessível de trem, a viagem pode durar cerca de 8h. Por isso, se você não quiser alugar um carro, o melhor é optar por uma excursão.
- De carro: é o meio mais prático para chegar até a cidade, caso você queira ficar livre para conhecer Giethoorn sem pressa. Ela fica a cerca de 120 km da capital, em torno de 1h30.
6) Zaanse Schans
Zaanse Schans é o bairro mais famoso da cidade de Zaandam, especialmente conhecido por suas casas de madeira verde e seus moinhos de vento. Além disso, é aqui que você vai encontrar um pequeno museu dos famosos tamancos holandeses.
O lugar também está repleto de lojinhas de souveniers, além do museu do queijo, que no final é mais para vender, mas vale a visita.
Como chegar
- De Amsterdam: uma das grandes vantagens de Zaandam é a facilidade para chegar. De Amsterdam você só precisa pegar o trem, cerca de 15 minutos de viagem.
7) Keukenhof Gardens
As famosas tulipas holandesas! Esse parque é um ponto turístico imperdível para quem é apaixonado por tulipas. O único problema é que o Keukenhof Gardens só pode ser visitado durante os meses de primavera, mais precisamente entre março e maio.
É só durante esse período que você pode ter o privilégio de visitar o parque repleto de tulipas coloridas, depois elas serão colhidas. Então, se para você essa é visita é obrigatória, planeje sua viagem nesses meses.
Como chegar
- De Amsterdam: é possível chegar até o parque usando o transporte público, a viagem leva cerca de 1h20. Além disso, diversas excursões propõem uma visita ao parque.
- De carro: de Amsterdam, você vai gastar em torno de 40 minutos para chegar ao Keukenhof Gardens.
Pontos turísticos em Amsterdam
Nesse artigo, selecionei apenas três pontos turísticos em Amsterdam. Porém, vou fazer um texto dedicado à cidade muito em breve!
8) Staalmeestersbrug
Um dos canais mais fofos e fotografados de Amsterdam. Proponho-te um desafio, conseguir se contentar com apenas uma foto nesse lugar. Além disso, vale a pena visitar esse ponto turístico durante o dia e à noite, quando as luzes da cidade se acendem.
Para chegar, você só precisa copiar esse nome e colar no GPS.
LEIA TAMBÉM
Como é morar na Holanda (com dicas!)
9) Rijksmuseum
Rijksmuseum é o museu nacional da Holanda, de artes e da história do país. Mesmo que você não queira visitá-lo por dentro, eu aconselho a passear pelo local.
Assim, você pode admirar a arquitetura do museu, uma combinação de elementos góticos e renascentistas, além disso, pode passear pelo seu agradável parque. Ou seja, é um lugar super agradável para fazer uma pausa na grama.
10) Dancing houses
Eu não tinha como terminar esse texto sem citar as casas dançantes de Amsterdam. Você provavelmente já viu diversas fotos da cidade e delas. É realmente um ponto turístico imperdível para quem, assim como eu, é apaixonado pela arquitetura dessas casas.
Como reservar passeios na Holanda
Uma boa forma de planejar a viagem e os gastos, é reservando os passeios com antecedência. Por isso, dois sites que eu uso e indico é o Viator, parte do TripAdvisor, e o outro, bem popular na Europa, é o GetYourGuide. Ambos estão disponíveis em português e você pode visualizar o preço em real.
Se você gostou do conteúdo desse artigo, reserve seus passeios pelos links disponíveis nessa página. Assim, você me ajuda a manter o site e não paga nada mais por isso! 🙂
É isso, essa foi a minha lista de pontos turísticos na Holanda. Uma coisa é certa, se você puder, vale a pena estender sua viagem e visitar o país além de Amsterdam.
Não se esqueça de deixar nos comentários o seu preferido e suas sugestões. Quer ver mais coisas sobre a Europa? Me segue no Instagram @lihlfreitas.
Até a próxima! 🌷