• Quem escreve
  • Entre em contato
Mlle Rebelle
  • Reflexões e Experiências
  • Vida e Estilo
  • Viagens e Destinos
    • Dicas de viagem
    • Destinos
      • África
        • Marrocos
      • América
        • Argentina
        • Bolívia
        • Brasil
        • Chile
        • Cuba
        • Estados Unidos
        • República Dominicana
      • Europa
        • Áustria
        • Bélgica
        • Bulgária
        • Croácia
        • Escandinávia
          • Dinamarca
          • Finlândia
        • França
        • Holanda
        • Inglaterra
        • Irlanda
        • Itália
        • Mônaco
        • Portugal
        • Romênia
  • Morar fora do Brasil
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mlle Rebelle
Sem resultado
Ver todos os resultados

O que fazer em Bruxelas, na Bélgica + dicas

WhatsappFacebookTwitterEmail

Uma das praças mais lindas da Europa, waffles deliciosos e a cidade das histórias em quadrinhos. Se você quer saber o que fazer em Bruxelas, na Bélgica, saiba que não faltam ideias e atrações turísticas. 

A sede da União Europeia é muitas vezes esquecida pelos viajantes, mas não deveria. É verdade que ela não chega a ser tão charmosa como suas vizinhas, Paris ou Amsterdã. Mas eu adorei conhecer Bruxelas e tenho certeza que você também vai se divertir por lá!

Por isso, vamos falar neste texto sobre os principais pontos turísticos da cidade, as comidas que você não pode deixar de provar e, ainda, algumas dicas extras de transporte e hotéis.

Quais são os principais pontos turísticos de Bruxelas na Bélgica?

Desde museus, praças a um dos grandes símbolos da cidade, o Atomium ou, para muitos, a fonte com o garoto fazendo xixi. Bruxelas é uma cidade animada e jovem, entre as principais atrações turísticas podemos citar:

1 – Atomium e o parque de Laeken
2 – Mini Europa
3 – Grand Place
4 – Manneken-pis
5 – Galeries Royales Saint-Hubert
6 – Mont des arts
7 – Palais Royal
8 – Palais de Justice
9 – Place Poelaert
10 – Parc du Cinquantenaire – conselho da União Europeia
11 – Musée de la Bande Dessinée
12 – Cathédrale des Saint Michel et Gudule

1 – Atomium e o parque de Laeken 

 

o que fazer em Bruxelas - atomium

Construído temporariamente em 1958 para uma exposição, o Atomium tem 102 metros de altura e representa um cristal de ferro ampliado 165 bilhões de vezes! Hoje, ele se tornou, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Em seu interior, você vai encontrar exposições e uma vista panorâmica da cidade. Além disso, para quem quiser curtir a vista durante uma refeição, o Atomium conta com um restaurante, instalado em sua parte mais alta, o menu varia entre 38 e 78 euros, além de opções “à la carte”. A reserva pode ser feita pelo próprio site.  

O Atomium fica bem ao lado do grande parque Laeken, um belo lugar para curtir o verde e relaxar depois da visita. É aqui que estão também o castelo real de Laeken, um lugar lindo, mas infelizmente aberto para visitas apenas durante um curto período do ano, entre abril e maio. 

LEIA TAMBÉM

Doces que você precisa provar na França

14 doces franceses deliciosos que você precisa provar

02/22
10 pontos turísticos na Holanda imperdíveis

10 pontos turísticos na Holanda imperdíveis

03/22
Viajar de ônibus pela Europa e a pior viagem da minha vida

Viajar de ônibus pela Europa e a pior viagem da minha vida

10/21
o que fazer em Lisboa_torre belem

Portugal: o que fazer em Lisboa em 24h

08/19

Endereço: Pl. de l’Atomium 1, 1020 Bruxelles, Bélgica – estação de metrô Hensey
Preço: 17 euros para adultos
Comprar ingresso pela GetYourGuide

2 – Mini-Europa  

 

o que fazer em Bruxelas - mini-europe

Bem ao lado do Atomium está a Mini-Europa, um parque com as miniaturas dos principais monumentos do continente. Você vai encontrar, por exemplo, os moinhos de vento na Holanda, a Fontana di Trevi em Roma, a Torre Eiffel, entre outros.  

Endereço: Av. du Football 1, 1020 Bruxelles, Bélgica – estação de metrô Heysel
Preço: 17.30 euros para adultos e 12.30 euros para crianças
Comprar ingresso pela GetYourGuide

3 – Grand Place 

 

o que fazer em Bruxelas, grand place

Bem no centro de Bruxelas, a Grand Place é uma das praças mais lindas da Europa e, provavelmente, do mundo! Nela estão a prefeitura e a casa do rei. Se você puder, visite a praça durante o dia e à noite porque ela fica simplesmente maravilhosa com as luzes acesas.  

Além disso, não deixe de observar cada detalhe das construções, é incrível.

4 – Manneken-pis 

o que fazer em Bruxelas - makennen-pis

Dizem ser um dos monumentos mais amados pelos moradores de Bruxelas. O Manneken-pis (em português “garoto a urinar”) é uma pequena fonte, com um menino fazendo xixi. 

Ele é tão importante para a cidade, que você vai vê-lo com diversas vestimentas, colocadas pela prefeitura. Inclusive, na Grand Place, no Museu da cidade de Bruxelas, está exposto o guarda-roupa do Manneken-pis.    

Além do garoto, no centro também estão a Jeanneke Pis, a versão feminina e, ainda, o Zinneke Pis, outra estátua, dessa vez de um cachorro com a pata levantada. 

Qual é a paixão dos belgas com fazer xixi? Eu não sei! 

o que fazer em Bruxelas cachorro
o que fazer em Bruxelas - fonte

5 – Galeries Royales Saint-Hubert

o que fazer em Bruxelas, galeries

Uma linda galeria situada no centro de Bruxelas. Ela é composta por três passagens cobertas: a galeria de la Reine, a galeria du Roi e a galeria des Princes. Aqui, você vai encontrar lojas, muitas de chocolate, além de cafés. 

Pela sua bela arquitetura, muitos turistas adoram o local para fotos. Por isso, se você quiser evitar a multidão, preferia visitar a galeria em horários alternativos.

Endereço: Galerie du Roi 5, 1000 Brussel, Bélgica

6 – Mont des arts 

o que fazer em Bruxelas - mont des arts

Um belo jardim entre o bairro Royal e o centro histórico, nele estão a biblioteca Real da Bélgica e o Arquivo Nacional. Além disso, bem ao lado você vai encontrar o museu da música, que tem uma construção bem bonita e marcante. 

O Mont des arts é, ainda, um dos lugares preferidos entre os jovens para se reunir durante o verão. 

7 – Palais de Bruxelles

o que fazer em Bruxelas - palais royal

O Palais de Bruxelles é a residência administrativa e principal local de trabalho do rei da Bélgica. Por isso, ele tem uma bela arquitetura e jardim. 

O Palácio fica, normalmente, aberto para visitas durante o verão. Porém, atualmente (julho de 2022) está fechado. Então, se você quiser visitar durante sua viagem a Bruxelas, verifique pelo site para se organizar.  

Endereço: Rue Brederode 16, 1000 Bruxelles, Bélgica

8 – Palais de Justice 

o que fazer em Bruxelas - palais de justice

O Palais de Justice tem arquitetura neoclássica, super bonita. Porém, por fora, o edifício está em reforma depois de anos. Mas, vale a visita para ver o interior, é realmente muito bonito. Além disso, se você quiser visitá-lo, pode reservar um horário pelo site. 

Sendo que de segunda a sexta, a visita é gratuita, já aos finais de semana, ela custa cerca de 17 euros, pois é guiada. 

Endereço: Pl. Poelaert 1, 1000 Bruxelles, Bélgica 

9 – Place Poelaert

Uma praça popular em Bruxelas, principalmente pela sua posição. Já que está situada no topo do Mont aux Potences, dela é possível ter uma bela vista da cidade, inclusive do Atomium. Um elevador permite acessar rapidamente a vila baixa e alta. 

Além disso, você vai encontrar aqui uma roda-gigante, o valor é de 9 euros por adulto. Ela permite uma bela vista da cidade e do Palais de Justice. 

10 – Parc du Cinquantenaire

o que fazer em Bruxelas - parc

O parc du Cinquantenaire é outro lugar popular entre os jovens para encontros e, durante o verão, para saborear um sorvete ou waffle vendido pelas diversas vans. Além do jardim, aqui estão os museus de arte e militar. 

Além disso, o parque está situado no bairro do conselho da União Europeia. Por isso, se você chegar pela estação de metrô Schuman, você vai passar na frente do prédio. 

11 – Musée de la Bande Dessinée 

o que fazer em Bruxelas - quadrinhos

A cidade de Bruxelas conta com diversos museus, entre eles o Musée de la Ville, situado na Grand Place, o de instrumentos musicais que eu citei acima e, ainda, um bem popular entre os amantes de historinhas em quadrinhos, o musée de bande dessinée. 

Aliás, Bruxelas é considerada a capital das histórias de quadrinhos. Diversos muros são dedicados a eles na cidade. Além disso, os belgas são responsáveis por diversas histórias que ficaram famosas no mundo inteiro. Por exemplo, As Aventuras de Tintim, de Hergé, os Os Smurfs e, ainda, Astérix (bem popular na França, que no cinema contou com a atuação do ator Gérard Depardieu).

Endereço: Rue des Sables 20, 1000 Bruxelles, Bélgica
Preço: 12 euros para adultos

12 – Cathédrale des Saint Michel et Gudule

E para finalizar essa lista do que fazer em Bruxelas, dos principais pontos turísticos, bem ao lado do museu de la bande dessinée, está a bela Catedral de São Miguel e Santa Gudula, considerada a igreja nacional da Bélgica. 

Se você gosta de construções no estilo gótico, então vale a pena visitá-la. 

Endereço: Pl. Sainte-Gudule, 1000 Bruxelles, Bélgica

Dica bônus 

A Gare Maritime é um espaço para eventos que conta com um Food Market. Ela fica um pouco afastada do centro, mas conta com restaurantes, inclusive de chefes conhecidos, como o Sang Hoon Degeimbre, com duas estrelas Michelin, que oferecem diversos pratos em um espaço super aconchegante. 

O restaurante 140 foi criado por dois participantes do Top Chef na França e tem ótimas batatas fritas! Para vegetarianos e veganos, o XGreen oferece uma cozinha dedicada para o público. 

Endereço: Rue Picard 9, 1000 Bruxelles, Bélgica

O que você não pode deixar de experimentar em Bruxelas, na Bélgica

1 – Gauffre 

o que fazer em Bruxelas - waffle

O país dos waffles! Você vai encontrar em praticamente todo lugar, desde vans nas ruas, as inúmeras lojas espalhadas pela cidade ou em casas de chá mais renomadas. 

2 – Cerveja

Se você gosta de cerveja, deve saber que a Bélgica é um dos principais nomes na produção de cerveja, para citar algumas, a Delirium Tremens, a Leffe ou, ainda, a Stella Artois, que se tornou bem popular no Brasil. 

Em Bruxelas, você vai encontrar vários locais para degustação, no qual é possível experimentar, por exemplo, uma cerveja de pipoca. 

3 – Batata frita

Les frites! Como são chamadas na Bélgica. Assim como os waffles, existem diversas “friteries” espalhadas pela cidade, que são as lojas que vendem as famosas batatas fritas e que seguem o “segredo belga” para que elas sejam crocantes e macias por dentro. 

Para os vegetarianos e, principalmente, veganos, fiquem atentos, pois é bem comum que a batata seja frita em banha animal para dar um sabor único. Na dúvida, é melhor perguntar! 

4 – Chocolate

Ao lado da Suíça, a Bélgica é outro país famoso pelo chocolate, seja ele em bombons ou para beber. Por isso, não deixe de aproveitar sua viagem para saborear essa delícia! 

E se você quiser dedicar mais tempo ao assunto, então pode reservar ateliers que ensinam como o chocolate é feito ou, ainda, visitar a Choco Story que funciona como um museu do chocolate. O valor por adulto é de 11 euros.

Reservar Museu + degustação de chocolate pela GetYoutGuide

O que fazer em um dia em Bruxelas 

Se você só tiver um dia para aproveitar Bruxelas, o melhor é escolher dois ou, no máximo, três dos pontos turísticos mais famosos que você gostaria muito de conhecer. 

Alguns deles, como o Manneken-pis ou mesmo a Galeries Royales Saint-Hubert são lugares próximos uns dos outros e que não demandam muito tempo ou fila de espera. Sendo assim, você pode facilmente visitá-los em um dia.  

Uma boa ideia é, por exemplo, ir até o Atomium pela manhã, você não precisa visitar por dentro se não quiser perder tempo na fila, sendo que a visita por dentro, leva cerca de 1h30/2h. Mas é importante saber que ele fica um pouco afastado do centro, então considere cerca de 30 minutos de transporte para chegar até lá. 

Depois, você pode passar a tarde no centro histórico, andando e conhecendo a cidade. Aproveite um café da tarde com waffles e um bom chocolate! Por último, termine o dia admirando a Grand Place, quando as luzes ja estão acesas. 

Hotéis em Bruxelas 

Ficar no centro histórico de Bruxelas é a melhor opção caso queira conhecer os principais pontos turísticos da cidade sem perder muito tempo em transporte. Mesmo às vezes a diária sendo um pouco mais cara, pode valer a pena. 

Aqui vão algumas ideias de hotéis:

1 – NH Collection Brussels Centre

Um hotel moderno, com quartos bem decorados e a apenas 10 minutos a pé da Grand Place. Além disso, o café da manhã pode ser saboreado em uma varanda com vista da cidade. O hotel tem, ainda, nota 8.5 pelo Booking. 

Veja mais detalhes 

2 – Hôtel des Galeries

Situado no coração da Galeries Royales Saint-Hubert, o Hôtel des Galeries tem quartos com uma decoração fofa, ao estilo escandinavo. Uma ótima escolha para quem quer ficar hospedado bem no centro de Bruxelas, no Booking, ele tem nota de 8.7.

Ver mais detalhes 

3 – Rocco Forte Hotel Amigo

Se você busca um hotel cinco estrelas, localizado bem ao lado da Grand Place, O Hotel Amigo é, sem dúvidas, a melhor opção. Quartos espaçosos, bem decorados e cheios de estilo. O Hotel Amigo, tem nota 9.0 pelo Booking.  

Ver mais detalhes

4 – Motel One

Uma opção para quem quer se hospedar no centro, de forma econômica e confortável. O hotel Motel One fica a 10 minutos a pé da Grand Place e está bem ao lado de uma estação de metrô. Pelo Booking, tem nota 8.8, um ótimo custo-benefício!

Ver mais detalhes

5 – Dansaert Hotel 

Mais uma opção econômica em Bruxelas, o hotel Dansaert tem ótima localização, a apenas 400 metros da Grand Place e do lado de diversos transportes públicos. 

Ele foi o hotel em que eu me hospedei. Minha primeira opção era o Motel One, mas como reservei de última hora, não tinha mais disponibilidade. O Hotel de forma geral é bom, o quarto confortável, um banheiro bem espaçoso, o único problema é que no quarto que fiquei não tinha ar condicionado, apenas uma opção portátil. 

Ver mais detalhes 

Utilize o box de pesquisas abaixo, você pode encontrar mais hotéis em Bruxelas e escolher o melhor para você.



Booking.com

Passeios e excursões em Bruxelas ou na Bélgica

Se você quer reservar passeios, excursões ou atrações em Bruxelas ou na Bélgica, eu recomendo duas empresas que uso e gosto, a Viator e a GetYourGuide. Veja abaixo algumas opções:

Como se locomover em Bruxelas 

Uma das opções mais rápidas e baratas para se locomover em Bruxelas é o transporte público. A cidade conta com uma boa rede de metro, trams e ônibus. 

Nas máquinas automáticas ou nos guichês, você pode comprar um ticket para uma única viagem, o custo é de 2,60 euros (bem caro comparado a outras cidades da Europa), tem ainda a opção para um dia, em que você pode pegar o transporte quantas vezes quiser, pelo valor de 8 euros. 

Vale dizer que essa opção de um dia não começa a contar a partir do momento que você utilizar o bilhete pela primeira vez, ele só é válido para o dia que você comprar. A STIB é a empresa responsável pelo transporte em Bruxelas e no site oficial você pode encontrar mais informações. 

Agora que você já sabe o que fazer em Bruxelas, na Bélgica, então é hora de preparar seu roteiro e aproveitar sua viagem. Compartilhe comigo nos comentários quais são os seus pontos turísticos preferidos e não deixe de me marcar no Instagram (@lihlfreitas). 

Até a próxima! 🍫

Faça parte do Mlle Rebelle

Inscreva-se para receber novidades direto em seu e-mail. Nada de spams 😉

*Todos os valores de atrações informados nesse artigo são de 2022 e podem mudar. Este artigo contem links afiliados.

Tags: BélgicaBruxelasEuropa
Líh Freitas

Líh Freitas

Jornalista e viajante. Já morei na Irlanda para um intercâmbio e hoje moro na França, também já experimentei a vida como nômade digital. Amo escrever, filosofar, fotografar e um bom pain au chocolat.

Relacionados

castelos próximos de Paris

Castelos perto de Paris: 6 opções para visitar além de Versailles  

por Líh Freitas
10/22
jardim de monet arco
França

Como visitar o jardim de Monet e sua casa em Giverny?

por Líh Freitas
08/22
Próximo post
redes sociais e viajar

Por que as redes sociais acabam com o prazer de viajar? 

Busque no site

Sem resultado
Ver todos os resultados

Reserve agora com desconto!

Reserve agora seu hotel!

Booking.com

Reserve as melhores experiências

  • Entre em contato
  • Quem escreve

© 2016 / 2022 Mlle Rebelle, Líh Freitas

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Reflexões e Experiências
  • Vida e Estilo
  • Viagens e Destinos
    • Dicas de viagem
    • Destinos
      • África
      • América
      • Europa
  • Morar fora do Brasil

© 2016 / 2022 Mlle Rebelle, Líh Freitas

 

Loading Comments...