Se tem algo que eu não resisto na França são os doces! As famosas pâtisseries esbanjam gostosuras em suas vitrines. Além disso, a maioria, tem uma aparência charmosa. Portanto, se você for viajar para a terra de Napoleão, você não pode deixar de provar esses 14 doces franceses.
Não se preocupe, eles valem cada caloria adquirida, então vá de mente aberta e aproveite cada mordida nessas delícias açucaradas.
Mas antes, para você entender todo o cuidado na produção desses doces, na França os estabelecimentos só podem usar o nome pâtisserie se tiverem um maître pâtissier licenciado trabalhando no local. Ou seja, alguém que tem um diploma na área.
Isso quer dizer que um mestre confeiteiro, após passar por um longo processo de aprendizagem e um teste, estará no comando da produção dos doces para garantir sua qualidade. Chique, não é?
Então, para você se jogar nos doces franceses em sua próxima viagem (ou onde quer que você encontre uma pâtisserie!), aí vai uma lista com os “top 14” pecados.
1 – Le mille-feuille (mil-folhas)
Esse doce é maravilhoso e se você puder comê-lo no país em que ele nasceu é melhor ainda. O mil-folhas tem massa folhada e um leve toque de baunilha. Ele pode ser recheado com creme, morango e outras variações.
2 – Le flan pâtissier
O flan é um doce francês bem popular para o café da tarde. Ele é leve e delicioso, bem um dos meus preferidos para acompanhar um café. Diz a lenda que essa gostosura é uma das menos calóricas entre as confeitarias francesas, cerca de 250 kcal por unidade.
A receita tradicional é de baunilha, mas a de chocolate também pode ser encontrada, as duas são boas, mas eu prefiro a tradicional.
LEIA TAMBÉM:
3 – Le chou à la crème
Para quem gosta de um belo doce recheado com creme, esse vai ser uma tentação. Uma delícia para acompanhar um café na parte da tarde ou de sobremesa.
A receita mais conhecida é com recheio sabor baunilha, mas também existem variações como chocolate, caramelo e outras, é só escolher o seu preferido e se deliciar.
Bem similar ao chou, um dos doces franceses mais populares é a Profiteroles, nos restaurantes, normalmente servida com uma calda quente de chocolate como sobremesa. Por fim, podemos comparar essas duas gostosuras coma nossas carolinas, a diferença está no recheio.
4 – Le fondant au chocolat
Vòila! Chegamos a outro dos meus doces franceses preferidos. O fondant é basicamente nosso petit gâteau no Brasil. Mas na França, nem sempre ele vem acompanhado da bola de sorvete, depende de cada local.
Vale a pena experimentar esse doce em terras francesas.
5 – L’éclair
Provavelmente um dos doces franceses mais tradicionais, a receita continua praticamente a mesma após décadas. L’éclair é bem conhecida por nós, porém com o nome em português bomba. Entre os sabores mais populares estão a de chocolate, café, baunilha e outros, a variedade vai depender mais da produção do estabelecimento.
Não tem problema ser obrigado a provar mais de uma para ver qual é a sua preferida, não é?
LEIA TAMBÉM:
6 – Le canelé
Esse é um dos doces franceses típico da região da cidade de Bordeaux, sendo que o seu toque especial fica por conta da adição de rum na receita.
Minha dica é escolher um bom lugar para experimentar. Pois o sabor pode variar bastante. Os supermercados costumam vender, mas o gosto é bem diferente de um canelé artesanal.
7 – La tarte Tatin
A torta Tatin é feita com maçãs caramelizadas ao açúcar e manteiga. Em alguns lugares na França, esse doce vai ser servido com chantili ou mesmo uma bola de sorvete de baunilha.
Além da Tarte Tatin, é bem comum encontrar na confeitaria francesa tortas feitas de frutas. Elas são uma ótima opção para quem não gosta de doces muito açucarados. Sendo assim, como você pode imaginar outro doce francês bem popular quando falamos em tortas é a de morango ou mesmo a de limão!
8 – La Charlotte aux fraises
Bonito de ver e uma delícia de provar, a Charlotte de morango pode ser encontrada em porções individuais ou em formato de bolo.
A combinação do morango, com uma espécia de creme de leite e biscoitos culinários (tipo aqueles de champanhe) dão um toque especial para esse doce francês. Você precisa provar.
9 – Le financier
Se doces com muito creme não forem seus preferidos, recomendo provar um financier, ele é mais uma massa de bolo com sabor de amêndoa, sem recheio. Com um cafézinho ou um chá vai ficar uma delícia.
LEIA TAMBÉM:
Restaurantes em Paris: uma super lista com 23 opções para todos os bolsos
10 – Le macaron
É claro que eu não podia deixar os tão famosos macarons fora da lista de doces franceses. Embora em Paris você encontre esses docinhos até no Mc Donald’s café, o gosto comparado com os artesanais é muito diferente.
Isso pode mudar bastante sua opinião de gostar ou não de macarons. Além de serem famosos e bem coloridos, devido à variedade de sabores, eles são leves e saborosos.
11) Le Paris-Brest
Criado por Louis Durand, o Paris-Brest tinha como objetivo celebrar a corrida de bicicletas entre as cidades de Paris e Brest. Nesse sentindo, entendemos bem o motivo da escolha desse doce francês.
Ele tem uma forma que imita a roda de uma bicicleta. Já o recheio, é um creme de amêndoas e avelã.
12) Le baba au rhum
Uma massa macia, embebedada de rum. Parece bom? Então acrescente uma quantidade generosa de chantili e pronto! Esse é o baba au rhum, sem dúvidas, um dos doces franceses queridinhos. Normalmente saboreado como sobremesa ou no café da tarde.
14) La Religieuse
Bem parecido ao choux citado anteriormente, o último dos doces franceses dessa lista também é um dos clássicos. Entre os recheios mais populares, você vai encontrar o de chocolate e café. Uma verdadeira tentação!
A lista acabou e a vontade de sair correndo para comprar todos esses doces deliciosos só aumentou? Eu te entendo.
Não deixe de prová-los quando passar pela França ou onde tiver a oportunidade! Deixe nos comentários o seu preferido. Ah, me segue no Instagram @lihlfreitas para conversar! ☺
Até a próxima e Bon Appétit! 🍰
Esse artigo foi escrito em maio de 2016 e atualizado em fevereiro de 2022.