Nos últimos anos, comecei a ver diversas propagandas de empresas que comercializam milhas aéreas. E uma delas é a 123 milhas. Mas, como o preço costuma ser mais barato do que em outros sites, sempre bate aquela dúvida: será que a 123 milhas é confiável?
É por esse motivo que resolvi escrever esse texto. Pois, quero compartilhar com você a experiência que tive com a empresa. Mas, antes, vale a pena entender o que é a 123 milhas e como ela funciona.
O que é a 123 milhas?
De forma simples, a 123 milhas pode ser definida como uma plataforma de compra e venda de passagens aéreas por milhas aéreas. Ou seja, quem tem milhas acumuladas pode vendê-las e recuperar o dinheiro e, por outro lado, quem está interessado em viajar pode encontrar passagens aéreas mais baratas.
Com isso, percebemos, então, que a empresa tem dois públicos-alvo diferentes:
- O primeiro são pessoas com milhas acumuladas e querem vendê-las, pois precisam do dinheiro.
- A segunda, os consumidores que buscam passagens aéreas com preços atrativos.
Na verdade, atuar como um intermediador que conecta pessoas que querem vender milhas com aquelas que querem comprar bilhetes era o negócio inicial da 123 milhas, quando eu escrevi esse artigo pela primeira vez, lá em 2019. Ela surgiu quando outras empresas, como a Maxmilhas estavam no auge e atraindo muito interesse dos consumidores.
Hoje a 123 milhas, que atua com a mineira Hot Milhas, se considera mais um site de turismo, oferecendo a possibilidade de fazer reservas de hotéis, aluguel de carro, contratar seguro viagem e até a venda de pacotes.
Por isso, percebemos que a empresa, ao longo desses anos, passou a oferecer mais serviços do que apenas milhas. Se aproximando, assim, muito mais de sites já bem conhecidos como Decolar ou Expedia.
Como funciona 123 milhas?
Para oferecer passagens mais baratas, a 123 milhas se baseia no modelo de programa de milhagem. Uma opção muito frequente entre as companhias aéreas. Ele serve, principalmente, para recompensar clientes pelo uso contínuo, uma forma de trabalhar a fidelização.
Muitas vezes, pessoas que viajam com frequência, principalmente por trabalho, gostariam de trocar as milhas acumuladas por dinheiro. É aí que entra o negócio da 123 milhas em parceria com a Hot Milhas. Ela compra essas milhas de uma pessoa e assim consegue ofertar preços mais baratos para o consumidor final porque as passagens foram, na verdade, compradas deduzindo o desconto das milhas do preço final.
Você, o consumidor final, não participa nesse processo. Por isso, não tem nenhum contratempo. É seguindo esse modelo que a empresa diz conseguir oferecer voos com até 50% de desconto, como explica em seu site.
É realmente mais barato comprar pela 123 milhas?
A 123 milhas sempre ressalta que seu objetivo é oferecer passagens aéreas mais baratas, graças ao seu modelo de compra e venda de milhas. Porém, é sempre importante pesquisar antes de fechar qualquer compra.
Logo abaixo compartilho uma rápida pesquisa que fiz no site da empresa. Além disso, em seguida, fiz a mesma pesquisa, buscando o mesmo voo, direto no site de uma companhia aérea.
Para o meu exemplo, busquei Paris – São Paulo, ida e volta, mesmas datas, do 22/05 ao 16/07.
Preço pelo site da 123 milhas
Algo que chama atenção é o valor da taxa de embarque de R$ 1.792. Essa taxa de embarque é o valor que o operador do aeroporto ou as autoridades cobram pelo uso da infraestrutura, como os serviços de imigração, as salas de embarque entre outros.
Preço pelo site da companhia aérea
Pela companhia aérea, vemos que o valor da taxa para o mesmo voo é de R$ 468,87.
123 milhas é confiável?
A 123 milhas já está no mercado há alguns anos e, de forma geral, pode ser considerada uma empresa confiável. Não sendo, portanto, um site para golpes ou coisas assim. Inclusive, na página do Reclame Aqui, a empresa tem a nota 7,6, são 26 610 reclamações e 20 795 respondidas.
Existem reclamações de reembolso, então minha sugestão é ler com atenção todas as regras de cancelamento e reembolso para não ter problema. Infelizmente, sabemos que isso acontece com todos os sites. Eu mesma nunca recebi um reembolso da Decolar após anos e muitas tentativas.
LEIA TAMBÉM
Maxmilhas é confiável? Entenda como funciona o serviço
Minha experiência com a empresa
Em 2019, eu precisava de um voo de última hora. Fiz a cotação em um buscador e me deparei com uma oferta muito boa pela 123 milhas. Então, fechei a compra com a empresa.
Como pagamento, eles aceitam cartão de crédito, boleto ou Pix. O processo de checkout foi fácil. Embora antes de finalizar a compra fui obrigada a criar uma conta no site.
Feito o pedido, minha passagem entrou para o status de emissão. E foi aí que começou o problema. Eu terminei a compra num dia às 21h, depois de uma hora, me ligaram da análise de fraude para confirmar os dados.
Depois disso, esperava que o processo de emissão fosse feito automaticamente, mas não. No dia seguinte, nada da passagem ser gerada. Liguei na central de atendimento e me disseram que o número de milhas havia aumentado.
Quando isso acontece eles monitoram o pedido por 24h para ver se a quantidade de milhas volta ao mesmo do momento da compra, caso sim a passagem é emitida.
Durante todo o dia eu também monitorei o site da 123 milhas. E em 90% do tempo o voo continuava disponível pelo mesmo valor do dia anterior. Mas, nada da passagem.
No fim, eu recebi um e-mail só às 23h dizendo que o pedido foi cancelado. Antes disso, nenhuma comunicação da empresa foi feita comigo.
Falta de comunicação
Quando você faz o pedido pela 123 milhas, no e-mail de confirmação, eles colocam a seguinte mensagem:
“É importante ressaltar que, entre o seu pedido e a emissão do bilhete, a pontuação do voo em milhas pode ser alterada pela companhia aérea. Nesse caso, nós acompanhamos a disponibilidade de reversão da pontuação durante o prazo de 24 horas. Caso a pontuação não retorne dentro desse período, nós cancelaremos o pedido e o valor será integralmente creditado a você”.
O que eu não entendi é porque a emissão da passagem demora tanto tempo, mesmo depois do pagamento aceito. Cheguei a questionar a central de atendimento sobre isso, mas não souberam (ou não quiseram) me responder.
E o pior é que, como eu disse acima, durante todo o dia eu acompanhei o site da empresa e a oferta continuava lá, mesmo eles me dizendo que a quantidade de milhas tinha sido alterada.
Além disso, outra decepção foi a falta de comunicação. Nenhum e-mail ou mensagem informando a mudança.
Fique de olho 👀
Se você precisa de uma passagem urgente, como foi o meu caso, o processo de emissão do bilhete pela 123 milhas pode ser bem demorado. Sendo que você fica esperando algum contato e nada.
A empresa não fez o débito do valor em minha conta, um ponto positivo caso você precise comprar outra passagem às pressas.
LEIA TAMBÉM:
Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação?
WhatsApp no exterior: como continuar conectado durante uma viagem?
123 milhas vale a pena?
Como você viu acima, eu não tive uma experiência positiva com a 123 milhas. Pois, a emissão da passagem demorou uma eternidade e, no fim, não foi feita. Além disso, achei a comunicação com o cliente bem falha, sem contar os 30 minutos que fiquei esperando para ser atendida pela central.
Se eu achasse alguma oferta muito boa e não fosse um voo de urgência, tentaria o serviço mais uma vez. Mas já receosa com o processo.
E você, já utilizou a 123 milhas e teve uma experiência diferente da minha? Comente abaixo, quero saber sua opinião! Por último, te convido a me seguir no Instagram e acompanhar minhas postagens @lihlfreitas.
Até a próxima! ✈
*Este artigo foi publicado em 2019 e atualizado em 2022.