A Transfăgărășan não é uma estrada qualquer. Seus 90 km são tomados por muitas curvas intermináveis que tornam a viagem uma verdadeira emoção para o motorista e passageiros. Ela liga duas regiões históricas da Romênia, a Transilvânia e a Valáquia.
Por ter sido construída sobre as montanhas Făgăraș, todo o trajeto da Transfăgărășan é tomado pela natureza. São mais de 3.500 toneladas de cimento rodeadas por verde.
E não é só com carro que você vai se deparar durante o percurso. Rebanhos de ovelhas atravessam a estrada com frequência. Outro visitante comum do lugar são as vacas que se deslocam pelas montanhas.
Por isso, é preciso ter coragem e muita atenção para se aventurar pela Transfăgărășan. Outro motivo de atenção é a neblina que pode ser bem pesada em alguns pontos. Para se ter ideia, o ponto mais alto da estrada tem altitude de 2.042 metros
CURIOSIDADE:
A série de televisão britânica Top Gear, que fala sobre veículos automotores, deu a Transfăgărășan o título de melhor estrada do mundo.
Principais atrações da estrada Transfăgărășan
Lago Vidraru
Esse lago artificial localizado no início da estrada foi inaugurado em 1966. Sendo criado para a produção de energia elétrica no país. A usina hidrelétrica é capaz de produzir cerca de 400 GWh.
Fortaleza de Poienari
Construída a uma altitude de 850 m, a Fortaleza fica perto da aldeia Aref, cerca de 25 km da cidade de Curtea de Arges. Para acessá-la foi construída uma escadaria com 1.480 degraus!
Ela ficou famosa por ter sido a residência do emperador Vlad Tepes, o possível inspirador do conto Drácula.
LEIA TAMBÉM:
Cascada e lago Bâlea
Um dos pontos mais altos da Transfăgărășan é o lago glacial Bâlea, a 2.034 metros de elevação.
É também uma das mais belas paradas pela estrada. Nele é possível encontrar um restaurante e também chalés para quem quiser passar a noite por lá.
A Cascada Bâlea fica entre os picos Moldoveanu e Negoiu, a 1.200 m de altitude. Sua queda chega a 60 m e para ir até ela é preciso encarar uma trilha de 50 minutos.
Capra cachoeira
Mais uma vista para se aproveitar durante a road trip. A Capra cachoeira fica pertinho do lago Bâlea, cerca de 5km.
LEIA TAMBÉM:
A história da Transfăgărășan
Mas porque foram construir uma estrada pavimentada cheia de curvas loucas no meio das montanhas Făgăraș?
A resposta é que o governo de Nicolae Ceauşescu queria construir uma fuga militar rápida entre as montanhas em casa de uma invasão da União Soviética. Foi então que entre 1970 e 1974 a Transfăgărășan foi feita.
O problema é que a construção dessa estrada espetacular teve um alto custo financeiro e também humano. Foram usados cerca de seis milhões de quilos de dinamite e estima-se que muitos trabalhadores acabaram morrendo.
O que você precisa saber antes de ir
- Se você quer fazer uma road trip pela Transfăgărășan, programe sua viagem entre os meses de junho e setembro. Depois, a estrada fica fechada devido às condições climáticas.
- Para chegar até o lago Balêa durante o inverno é possível pegar um teleférico que sai da Cascada Bâlea durante todo o ano. Custa 30 Ron.
- O percurso dessa estrada é uma verdadeira atração. Reserve mais tempo do que o mapa diz, assim você consegue fazer tudo com calma e não perder nenhuma das inúmeras paradas lindas.
O que você achou da melhor estrada do mundo? Deixe seu comentário aqui.
Até a próxima! 🏔
[newsletter]